Caso da Prefeitura da Serra – ES: como exercer a transparência na gestão pública

  • Home
  • Gestão Pública
  • Caso da Prefeitura da Serra – ES: como exercer a transparência na gestão pública

O uso de um sistema é capaz de contribuir significativamente para a transparência na gestão pública. Ocorreu com a Prefeitura Municipal da Serra (ES), que conseguiu melhorar esse aspecto e ainda ampliou a comunicação entre o cidadão e o governo.

Graças a isso, ela melhorou o atendimento oferecido à população e ainda ganhou destaque no Estado, tendo elevado sua posição de avaliação de transparência junto ao Tribunal de Contas. Quer saber como foi esse processo e qual o peso da tecnologia para o êxito dessa parceria? Continue lendo e acompanhe a história!

Como um ou mais softwares podem colaborar para a transparência na gestão?

Antes de ver o caso da Prefeitura Municipal da Serra, é preciso ressaltar a importância do uso de um ou mais programas tecnológicos na busca da transparência por órgãos e entidades públicas.

No caso de Serra, os softwares utilizados por sua Controladoria Geral do Município (CGM) têm por finalidade auxiliar no processo de dar transparência aos atos da administração pública, o que é feito por meio do Portal de Transparência.

Além disso, eles servem de canal de comunicação entre o cidadão e o governo, ação essa reforçada por meio do Sistema de Informação ao Cidadão (e-SIC). Consequentemente, temos a composição de um sistema de transparência ativa e passiva.

Quais os benefícios dessas soluções para a transparência?

Os sistemas tecnológicos colaboram na desburocratização e concedem maior autonomia para os processos de transparência. Eles também simplificam o gerenciamento interno das demandas da população, assegurando que sejam tratadas e respondidas de modo mais eficiente.

Além disso, são capazes de aprimorar processos comunicacionais e informacionais, entregando soluções mais dinâmicas e simples de serem acessadas pelas pessoas em busca de dados e conhecimento sobre aspectos públicos.

O resultado beneficia tanto o povo, que passa a ser melhor informado sobre o que ocorre na administração de sua cidade, quanto a prefeitura. Afinal, seus servidores têm suas rotinas otimizadas, especialmente por conta da automatização de tarefas repetitivas e manuais.

Isso facilita a execução de atividades internas cansativas e volumosas, contribuindo também para o aperfeiçoamento da análise de dados e redução de erros operacionais.

Como a Prefeitura de Serra se beneficiou dos sistemas da Tectrilha?

A Tectrilha já contava com dois sistemas na Prefeitura de Serra: o sistema de gestão do PPA e Planejamentos Estratégicos e Setoriais, o PPAWeb e outro de gestão de contratos, o ContratoWeb. Isso ajudou a conhecer o trabalho da desenvolvedora e a qualidade de seus softwares. Além do mais, havia a necessidade de se montar um portal de transparência novo, uma vez que o antigo, desenvolvido internamente pelo próprio município, não estava gerando o retorno desejado.

Segundo Magaly Nunes do Nascimento, Controladora Geral do Município, o antigo sistema não fornecia informações em tempo real e tampouco atendia as solicitações do controle externo. “Para que um cidadão pudesse acessar uma informação qualquer, o caminho era tortuoso porque a usabilidade era ruim”, explica ela. “Era muita coisa que a gente precisava ter, e não tinha”.

Como ele não atendia as necessidades da prefeitura e da população, o Ministério Público enviou uma notificação. A partir disso, resolveu-se mudar o sistema e adotar um mais eficiente, entrando em cena a solução da Tectrilha.

O sistema dela, em conjunto com a equipe de profissionais da prefeitura, ajudou a resolver vários dos problemas do sistema anterior. “O que a gente mais trabalhou foi essa parte de licitação que estava muito ruim”, comenta Magaly. “Agora, o acesso às informações ficou bem mais fácil e rápido: com apenas dois ou três cliques você já está na página que deseja e consegue pegar editais, atas e vários documentos sem precisar ter o processo físico em mãos”.

Além disso, houve também a integração de soluções, sendo que a principal ocorreu com um programa que gerencia a contabilidade/orçamento e com o sistema de pessoal. A Tectrilha também conseguiu realizar integração com outros softwares como o de gestão de materiais que a equipe da prefeitura já possuía, além de otimizar a folha de pagamento e de pessoal.

Isso porque a folha de pessoal era em PDF, mas agora é possível efetuar pesquisas e checar perfis de nomes das pessoas na prefeitura.

Como a solução passou a ser sentida na Prefeitura da Serra?

Graças a seus benefícios, a ferramenta da Tectrilha tem uma imagem bastante positiva, de modo que dificilmente a trocariam por outra no mercado. “Eu acho que é mais uma questão de confiança mesmo”, explica Magaly. “Todas as nossas solicitações foram atendidas por parte da empresa, o que considero importante. Tudo o que foi pedido, foi feito”.

Há também a percepção de que houve um benefício maior do que o custo de implantação e utilização do produto. “Para você ter uma ideia, a gente saiu do décimo oitavo lugar na colocação do Tribunal de Contas no ano passado para ocupar o oitavo lugar esse ano”, aponta a controladora geral do município.

Como foi possível trazer transparência na gestão pública por meio do uso desse software?

“Acho que a transparência foi mais garantida em virtude da integração de sistemas e a disponibilização de dados para o cidadão, que foi facilitada”, explica Magaly. “Foram 6 meses de trabalho intenso para ajustar tudo e promover melhorias”.

A controladora também é otimista em relação ao que está sendo realizado junto aos sistemas e quais os possíveis frutos disso no futuro. “Até hoje, a gente ainda está trabalhando cada vez mais, para botar a nossa nova cara em primeiro lugar no Estado e no Brasil”, conclui ela.

Como visto, por meio da inovação do uso de um software é possível promover a transparência na gestão pública. Dessa forma, não só a prefeitura e sua equipe podem ser beneficiadas, mas toda a população, que passa a ter acesso a um portal de transparência e a um canal de comunicação mais dinâmico, informativo e eficiente. Logo, a relação entre o setor público e população se torna melhor e mais produtiva.

Quer entender melhor como um sistema é capaz de ajudar uma entidade governamental, de qualquer um dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário), a aprimorar sua transparência na gestão pública? Então, entre em contato com nossa equipe para que possamos ajudá-lo!

Deixe um comentário
Share This